Cantá Roraima Turismo e Historia
A MM Rent a Car Locadora de Veículos Roraima vai apresenta para nossos leitores e cliente uma serie de matérias falando sobre os 15 municípios de Roraima. No artigo passado Falamos sobre Uiramutã Roraima, se você não viu vamos deixar o link aqui abaixo: https://alugueldecarrosboavista.com.br/uiramuta-roraima-historia-e-turismo/ .Lembrando se você leitor gostou dos nossos artigos não deixe de deixar seu comentário abaixo, ele é de suma importância para a gente. Então Vamos lá para segundo Município que falaremos hoje é Cantá Roraima.
HISTÓRIA DO CANTÁ RORAIMA – RR
Cantá é um município brasileiro do estado de Roraima, integrante da Região Metropolitana de Boa Vista. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 18 335 habitantes em 2019.
No início da década de 1950, foi criada através da Divisão de Produção Terras e Colonização (DPTC) a Colônia Brás de Aguiar que tinha como objetivo produzir gêneros alimentícios para o mercado consumidor de Boa Vista – RR.
É importante citar que antes disso toda região da serra do Cantá era habitada por índios. O município foi criado a partir da lei nº 009, de 17 de outubro de 1995 com terras dos municípios de Bonfim e Caracaraí.
GEOGRAFIA DO CANTÁ RORAIMA – RR
Em 2019, o município possui uma população de 18 335 habitantes, e uma área territorial de 7.664,831 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 2,39 hab/km². Sua participação em relação ao estado é de 3,41% e a participação de povos indígenas em relação ao total do município é de 5,40%.
LOCALIDADES PRINCIPAIS DO CANTÁ RORAIMA – RR
Segue uma relação de das principais localidades não-indígenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.
2.257 habitantes – Cantá (sede)
167 habitantes – Vila São Raimundo
677 habitantes – Vila Félix Pinto
A Vila Félix Pinto foi criada no início da década de 1990 inserido no projeto de assentamento agrícola da Confiança III, sua economia gira em torno do funcionalismo público, comércio, agricultura e pecuária. Dentro dela podemos destacar os trabalhos das seguintes entidades: Escola Estadual Professora Genira Brito Rodrigues, Escola Municipal Ana Maria de Lurdes Oliveira, as igrejas católica, Assembleia de Deus e Adventista.
CLIMA DO CANTÁ RORAIMA – RR
O clima do município é de tipo quente e semiúmido. Conta com um período de 5 a 6 meses secos e duas estações bem distintas: verão, que é a época de seca; e inverno, que é definida como a época de chuva. A época de seca vai do mês de outubro ao mês de março, e a época de chuvas se prolonga do mês de abril ao mês de setembro.
A temperatura média anual é de 27,5 °C e a precipitação pluviométrica do município é de 1.750 a 2.000 mm. Já no solo, predomina o relevo plano, que representa cerca de 70% da área; as elevações isoladas, representando 10%; e também áreas com relevo fortemente ondulado, cujas são representadas por 20% da área. O município de Cantá é banhado pelos rios Branco, Quitauaú e Baraúna. O município, em sua cobertura vegetal, possui florestas ombrófitas densas e áreas de contato (formação pioneira/floresta).
LIMITES DO CANTÁ RORAIMA – RR
Norte: Municípios de Boa Vista e Bonfim
Sul: Município de Caracaraí
Leste: Município de Bonfim
Oeste: Municípios de Boa Vista, Mucajaí e Iracema
ECONOMIA DO CANTÁ RORAIMA – RR
A economia do município do Canta – RR esta baseada na produção de agricultura de subsistência, pecuária de leite e agroindústria caseira para o abastecimento da capital Boa Vista – RR.
Além do potencial agrícola no que tange às culturas tradicionais (arroz, milho, mandioca, abacaxi e banana), o município do Cantá apresenta excelente potencial para a pecuária, tanto de leite como de corte, e também para a cultura da soja.
O potencial produtivo está concentrado nas colônias agrícolas Confiança III e Serra Grande I e II. Refere-se às culturas permanentes do cupuaçu, côco, cítricos e outras, bem como à pecuária de corte.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO CANTÁ RORAIMA – RR
O município de Cantá – RR também possui suas belezas naturais. Uma das principais é a Serra Grande, ideal para a pratica de esportes radicais, como o alpinismo e trilha. A Serra Grande possui quedas d’água que, durante a época das chuvas, se transformam na bela cachoeira Véu de Noiva.
O município também é reconhecido como a capital do abacaxi. A safra é comemorada com a Festa do Abacaxi, que pela tradição acontece sempre no mês de dezembro nos dias 20 e 21 na Vila Serra Grande II, no município do Cantá, a 51 quilômetros de Boa Vista – RR.
Um outro evento de grande destaque é a festa do Milho na Serra Grande I e da Mandioca na Vila Fonte Nova. Entre as três vilas citadas ainda encontramos a Fazenda Castanhal com o turismo rural.
Logo logo traremos um post especial falando sobre a Fazenda Castanhal, com localização, acessos, dicas, telefone de contato, site e outras informações. Esperamos que tenham gostado do nosso assunto de hoje e não esqueça de deixar sua duvida, que logo responderemos. Até mais.
Fontes: Site Governo do Estado, Site do IBGE, e Livro História e Geografia de Roraima do Professor Aimberê Freitas.
Parabéns aos nosso amigo empresários de empresa de locação de veículos MM Rental car, pela iniciativa do projeto de apresentação de cada município do estado de Roraima.
História linda sobre o município do cantar.