Cantá Roraima Turismo e Historia

A MM Rent a Car Locadora de Veículos Roraima vai apresenta para nossos leitores e cliente uma serie de matérias falando sobre os 15 municípios de Roraima. No artigo passado Falamos sobre Uiramutã Roraima, se você não viu vamos deixar o link aqui abaixo: https://alugueldecarrosboavista.com.br/uiramuta-roraima-historia-e-turismo/ .Lembrando se você leitor gostou dos nossos artigos não deixe de deixar seu comentário abaixo, ele é de suma importância para a gente. Então Vamos lá para segundo Município que falaremos hoje é Cantá Roraima.

HISTÓRIA DO CANTÁ RORAIMA – RR

Cantá é um município brasileiro do estado de Roraima, integrante da Região Metropolitana de Boa Vista. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 18 335 habitantes em 2019.

No início da década de 1950, foi criada através da Divisão de Produção Terras e Colonização (DPTC) a Colônia Brás de Aguiar que tinha como objetivo produzir gêneros alimentícios para o mercado consumidor de Boa Vista – RR.

É importante citar que antes disso toda região da serra do Cantá era habitada por índios. O município foi criado a partir da lei nº 009, de 17 de outubro de 1995 com terras dos municípios de Bonfim e Caracaraí.

GEOGRAFIA DO CANTÁ RORAIMA – RR

Em 2019, o município possui uma população de 18 335 habitantes, e uma área territorial de 7.664,831 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 2,39 hab/km². Sua participação em relação ao estado é de 3,41% e a participação de povos indígenas em relação ao total do município é de 5,40%.

LOCALIDADES PRINCIPAIS DO CANTÁ RORAIMA – RR

Segue uma relação de das principais localidades não-indígenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.

2.257 habitantes – Cantá (sede)

167 habitantes – Vila São Raimundo

677 habitantes – Vila Félix Pinto

A Vila Félix Pinto foi criada no início da década de 1990 inserido no projeto de assentamento agrícola da Confiança III, sua economia gira em torno do funcionalismo público, comércio, agricultura e pecuária. Dentro dela podemos destacar os trabalhos das seguintes entidades: Escola Estadual Professora Genira Brito Rodrigues, Escola Municipal Ana Maria de Lurdes Oliveira, as igrejas católica, Assembleia de Deus e Adventista.

CLIMA DO CANTÁ RORAIMA – RR

O clima do município é de tipo quente e semiúmido. Conta com um período de 5 a 6 meses secos e duas estações bem distintas: verão, que é a época de seca; e inverno, que é definida como a época de chuva. A época de seca vai do mês de outubro ao mês de março, e a época de chuvas se prolonga do mês de abril ao mês de setembro.

A temperatura média anual é de 27,5 °C e a precipitação pluviométrica do município é de 1.750 a 2.000 mm. Já no solo, predomina o relevo plano, que representa cerca de 70% da área; as elevações isoladas, representando 10%; e também áreas com relevo fortemente ondulado, cujas são representadas por 20% da área. O município de Cantá é banhado pelos rios Branco, Quitauaú e Baraúna. O município, em sua cobertura vegetal, possui florestas ombrófitas densas e áreas de contato (formação pioneira/floresta).

LIMITES DO CANTÁ RORAIMA – RR

Norte: Municípios de Boa Vista e Bonfim

Sul: Município de Caracaraí

Leste: Município de Bonfim

Oeste: Municípios de Boa Vista, Mucajaí e Iracema

ECONOMIA DO CANTÁ RORAIMA – RR

A economia do município do Canta – RR esta baseada na produção de agricultura de subsistência, pecuária de leite e agroindústria caseira para o abastecimento da capital Boa Vista – RR.

Além do potencial agrícola no que tange às culturas tradicionais (arroz, milho, mandioca, abacaxi e banana), o município do Cantá apresenta excelente potencial para a pecuária, tanto de leite como de corte, e também para a cultura da soja.

O potencial produtivo está concentrado nas colônias agrícolas Confiança III e Serra Grande I e II. Refere-se às culturas permanentes do cupuaçu, côco, cítricos e outras, bem como à pecuária de corte.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO CANTÁ RORAIMA – RR

O município de Cantá – RR também possui suas belezas naturais. Uma das principais é a Serra Grande, ideal para a pratica de esportes radicais, como o alpinismo e trilha. A Serra Grande possui quedas d’água que, durante a época das chuvas, se transformam na bela cachoeira Véu de Noiva.

O município também é reconhecido como a capital do abacaxi. A safra é comemorada com a Festa do Abacaxi, que pela tradição acontece sempre no mês de dezembro nos dias 20 e 21 na Vila Serra Grande II, no município do Cantá, a 51 quilômetros de Boa Vista – RR. 

Festejo do Abacaxi Serra Grande II

Um outro evento de grande destaque é a festa do Milho na Serra Grande I e da Mandioca na Vila Fonte Nova. Entre as três vilas citadas ainda encontramos a Fazenda Castanhal com o turismo rural.

Fazenda Castanhal – Localizada no Município do Cantá

Logo logo traremos um post especial falando sobre a Fazenda Castanhal, com localização, acessos, dicas, telefone de contato, site e outras informações. Esperamos que tenham gostado do nosso assunto de hoje e não esqueça de deixar sua duvida, que logo responderemos. Até mais.

Fontes: Site Governo do Estado, Site do IBGE, e Livro História e Geografia de Roraima do Professor Aimberê Freitas.

1 comentário em “Cantá Roraima Turismo e Historia”

Deixe um comentário