Normandia História e Turismo – RR

O município de Normandia em Roraima foi desbravado pelo famoso fugitivo Henri Charriérre (Pappillon), que condenado na França, foi mandado para uma prisão de segurança máxima na ilha do Diabo, litoral norte da Guiana Francesa, hoje chamada Suriname. Ele e Maurice Habert, conseguiram salvar-se dos perigos do mar e dos tubarões que cercavam a prisão e chegaram as terras do município. Maurice Habert, sentindo-se seguro, fixou residência no lugar que chamou de normandia, tornado-se o primeiro morador. O nome do município é uma homenagem à região da Normandia (na França), nome este dado por Maurice Marcel Habert a seu sitio, que se tornou vila, cidade e posteriormente município.

Conflitos Históricos  

Nesta região encontra-se parte da Terra Indígena Raposa Serra do Sol – TI RSS, abrangendo uma área total de 6.913 km2, o que corresponde ao total de terras do município em 98,65%, e a população indígena é de 4.422 habitantes (49 aldeias), equivalente a 73,0 % da população total do Município, segundo a FUNASA. Normandia foi palco dos conflitos entre indígenas e não indígenas, os indígenas por fim conseguiram na justiça a posse da terra. (Sobre esse assunto vamos preparar uma matéria especial que logo-logo você verá aqui em nosso blog).

Formação Administrativa de Normandia Roraima

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Normandia, pela Lei Federal n.º 7.009, de 01-07-1982, desmembrado do município de Boa Vista. Sede no atual distrito de Normandia. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-07-1982.

Geografia e Transporte e População

Ao nordeste do Estado de Roraima está localizado o Município de Normandia, que possui uma área territorial de 6.967 km2 e uma população de 11.045 habitantes (Censo IBGE, 2018). Ao Norte limita-se com o município de Uiramutã e República Cooperativista Guiana, ao sul com o município de Bonfim, a leste com a República Cooperativista da Guiana e a oeste com Boa Vista e Pacaraima. Liga-se à Boa Vista pela BR-401, a uma distância de 185 km. A única localidade não-indígena do município é sua própria sede.

Economia

As principais fontes de renda são:

Turismo (Lago Caracaranã)

Criação de gado e Peixe

Agricultura (Melancia, Banana, Mandioca e Arroz)

Festejos e Cultura Normandia História e Turismo – RR

No mês de abril ocorre em Normandia a festa da melancia, que reúne os produtores de melancia da região, nesse evento é exposta a maior melancia, a melancia mais doce, o concurso do maior comedor de melancia, os produtores expõem suas produções, e a festa ainda conta com a escolha da rainha da melancia.

No mês de outubro ocorrem os festejos da padroeira de Normandia, são 09 (nove) dias de festejos, que começa com a procissão da padroeira Nossa Senhora de Nazaré e subida ao morro do Cruzeiro, a procissão termina quando a padroeira é colocada na capela no topo do morro do cruzeiro, tem ainda corridas de cavalos, speedway, escolha da rainha do festejo, leilões, bingos, forró e futebol de campo.

Infraestrutura

Na saúde, existe um hospital público (Ruth Quitéria) com 22 leitos, dois Postos de Saúde na Sede do Município e vários postos nas Comunidades Indígenas.

O Município conta com um destacamento da Policia Militar que faz toda segurança do município localizado na Av. Maurício Habert, 711-853, Normandia – RR, 69355-000

Há também um pelotão especial de fronteiras subordinado à Brigada de Infantaria de Selva (situada em Boa Vista) que protege o município e controla o único aeroporto do lugar.

Conta com um sistema de distribuição de água, energia elétrica (distribuída pela Roraima Energia, em linha vindo da Capital Boa Vista de termelétricas), agência dos correios, agência bancária e rede telefônica.

Conheças outros municipios dos estado de Roraima em https://alugueldecarrosboavista.com.br/category/roraima-rr/

Fontes:

https://www.uerr.edu.br/ppge/wp-content/uploads/2019/07/11.DISSERTA%C3%87%C3%83O-MARIA-ELISANGELA-LIMA-DOS-SANTOS.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Normandia_(Roraima)

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/normandia/historico

https://www.socioambiental.org/pt-br

https://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Normandia&uf=RR

Livro professor Aimberê Freitas História e Geografia de Roraima http://www.aimberefreitas.com.br/

Deixe um comentário