Uiramutã-RRuiramutã Roraima

Uiramutã Roraima Historia e Turismo

Esse mês a MM Rent a car locadora de veículos vai apresenta para nossos leitores e cliente uma serie de matérias falando sobre os 15 municípios de Roraima que são eles: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Canta, Caracarai, Caroebe, Iracema, Mucajai, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã. Onde estaremos abordando aspectos peculiares de cada um, como: Historia, Localização, Aspectos geográficos dos municípios, Aspectos Hidrográficos dos municípios, Clima, Costumes e Cultura local, Economia local e Turismo da região. Lembrando se você leitor gostou dos nossos artigos não deixe de deixar seu comentário abaixo, ele é de suma importância para a gente. Então Vamos lá o primeiro Município que falaremos hoje é Uiramutã Roraima.

História Uiramutã Roraima

Criado pela lei nº 098 de 17 de outubro de 1995, com terras desmembradas dos municípios de Normandia, onde se localiza a sede municipal, e da capital do Estado, o município do Uiramutã é o ponto mais setentrional do Brasil.

O seu nome designa “local de espera de aves“.

Conta-se que o seu primeiro habitante foi Severino Pereira da Silva, conhecido como Severino Mineiro, que ergueu ali a primeira casa. Paraibano de nascimento, explorou muitos garimpos em Roraima, o que lhe originou o apelido. Em 1911, expulsou a tiros colonos britânicos interessados no ouro. Na luta, perdeu seu filho, Vítor. Era também um sonhador, tocava viola e violão, e fabricava sapatos e roupas para uso da família.

Localização Uiramutã Roraima

Localizado na fronteira com a Venezuela e a Guiana, o município de Uiramutã, ao norte de Roraima, é o mais setentrional do Brasil. O município fica cerca de 299 km da capital Boa Vista – RR, o que seria em média cerca de 6h de carro, por estradas mais simples e em trechos de terra.

Aspectos Geográficos Uiramutã Roraima

A população estimada em 2010 era de 8.375 habitantes e a área é de 8.066 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1,04 hab/km². Sua área urbana, a sede de Uiramutã, tem uma população total de 1.138 habitantes. [7] Apesar de ser o segundo menor do estado em números de habitantes, possui em sua sede três bairros sendo eles: Aeroporto, Venezuela e Centro.

Seus limites são a Venezuela a noroeste, a Guiana ao norte, nordeste e leste, Normandia ao sul e Pacaraima a sudoeste. O município inclui em seu território o Monte Caburaí, de 1.456 m de altitude, na fronteira com a Guiana. A +05,2° de latitude, o monte é o ponto mais setentrional do País. O Monte Roraima, também no município, é o ponto tríplice com a Guiana e a Venezuela e o décimo pico mais alto do Brasil, com 2.739 m (altitude máxima da parte brasileira da montanha, medida pelo IBGE; o ponto mais alto da montanha, a 2.810 m, está em território venezuelano). Atualmente o município está dentro da reserva indígena Raposa Serra do Sol desde 2006.

Aspectos Hidrográficos Uiramutã Roraima

A hidrografia é representada pelos rios: Maú, Cotingo, Canã e Ailã. O clima do município é de tipo tropical chuvoso com período seco. A temperatura média é em torno de 26 °C.

Costumes e Cultura local Uiramutã Roraima

A cultura e os costumes locais são baseados nos povos indignas das etnias macuxi e ianomâmis. O município do Uiramutã, segundo dados levantados no IBGE é o município com maior percentual de indígenas, e ocupada por parte da terra indígena Raposa Serra do Sol, 88,1% da população é indígena.

A reserva indígena Raposa Serra do Sol foi palco de grande conflito em 2005 entre Índios e arrozeiros, mais isso e matéria para um próximo artigo. Mais se você ainda ta curioso sobre esse conflito vamos de deixar um link do G1 que fala um pouco do fato http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL464471-5598,00-ENTENDA+O+CONFLITO+NA+TERRA+INDIGENA+RAPOSA+SERRA+DO+SOL.html mais logo traremos um artigo especial sobre esse assunto.

Economia local Uiramutã Roraima

Esta região é tradicionalmente rica em ouro e diamante. Apresenta também um grande potencial para a pecuária. Porém, é a beleza natural de que dispõe o município que pode vir a transformá-lo num futuro polo turístico, representando então sua principal vocação econômica.

Turismo Uiramutã Roraima

As cachoeiras atraem a maioria dos visitantes. Existem diversas quedas espalhadas pela região, mas as que são abertas aos turistas são a Cachoeira do Urucá e as Corredeiras do Paiuá. Ambas ficam distantes da sede de Uiramutã cerca de 8km e 6km, respectivamente. Chega-se de carro até bem perto das duas.


Caminhar pelas trilhas abertas nas serras e descer penhascos para seguir até a Cachoeira de Urucá é uma aventura a parte. Apesar do pouco tempo de caminhada, é necessário resistência. O caminho é íngrime e cheio de pedras.
Ao final, o cansaço do trajeto é recompensado pelo contato com o que se assemelha a uma piscina, só que natural. A água é límpida, verde e gelada. O lugar é paradisíaco. Mesmo sem chuvas, a queda d’água é forte e requer atenção dos que se aventuram a mergulhar. No lugar existe ainda as comentadas Cachoeiras da Andorinha e Tamanduá e o Vale dos Cristais.

Só que o acesso para essas e demais quedas e pontos turísticos de Uiramutã só é permitido mediante autorização por estarem dentro da área indígena.
A temperatura média no município é 26ºC. O clima do tipo tropical chuvoso é mais agradável durante a noite. Para repouso, a sede de Uiramutã dispõe de pousadas com ar-refrigerado, televisão e camas de casal e solteiro. Nos restaurantes espalhados pela cidade, comida caseira a preços razoáveis pode ser encontrada.

Recomendação da MM Locadora de Veículos Boa Vista-Roraima, para visitar Uiramutã Roraima

01 – Alugue um carro categoria CAMINHONETE a estrada para chegar tem muita pedras e carro pequeno não é aconselhável.

02 – Contrate um Guia que conheça a região, apesar de ser lugar relativamente tranquilo a lugares que para conhecer é necessário de autorização da comunidade indígena e o guia vai te auxiliar.

03 – Utilize Camiseta uv, um bom protetor solar, Leve um boa câmera para registra os momentos inesquecíveis nas cachoeiras

o4 – Hospedagem vamos te sugeri a pousada com melhor classificação no Google segue o link do facebook deles https://pt-br.facebook.com/pousadauiramuta/

Espero que vocês tenham gostado das informações, se faltou alguma informação sobre o lugar deixe a pergunta nos comentários que vamos te ajudar. Até mais gente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário